Considerado a abertura oficial do carnaval brasileiro, o Pré-Caju foi criado em 1992 pelo jovem empresário Fabiano Oliveira (foto). Tudo começou com a festa “Suas Férias Com Amor”, um evento com camisa e trio puxado pela banda Asa de Águia, com saída da orla de Atalaia e chegada na antiga Casa de Espetáculos Augustu’s.
Asa de Águia está desde a 1a edição do evento |
Também nesse ano o Pré-Caju foi incluído oficialmente no calendário turístico e cultural da cidade de Aracaju, através da Lei Municipal nº 1985 de 21/05/1993.
Em 1994, a festa cresceu mais ainda. Entraram os blocos Bora Bora, Fascinação, Dino, Gula, Eva, Tricolor da Vila, entre outros.
A festa tinha abertura no domingo com os blocos das crianças e continuava de quarta-feira até domingo com os desfiles dos blocos alternativos e oficiais, totalizando nove trios por noite, além dos trios e bandas que puxavam a pipoca.
Nessa época e por cinco anos consecutivos, o Pré-Caju foi eleito pela crítica especializa e pelos foliões em geral como maior e melhor prévia carnavalesca do Brasil, sendo considerado um evento “Hours Concurs” no gênero.
Em 1996, a ASBT (Associação Sergipana de Blocos de Trio) foi reconhecida como entidade gestora e organizadora do Pré-Caju através da Lei Municipal nº 2.465 de 25/11/1996. Depois disso, a mesma foi agraciada com o Certificado de Utilidade Pública Estadual por meio da Lei nº 2.503 de 07/07/1997.
Mais do que consolidada, hoje a festa faz parte do Calendário de Verão do Estado de Sergipe. Realizado em pleno verão, o evento acontece em quatro dias, na Avenida Beira Mar, com o desfile de blocos e trios.
A festa reúne aproximadamente 300 mil pessoas por noite e gera um investimento de cerca de dois milhões de reais, mobilizando 70 setores da economia sergipana, gerando em torno de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju reúne ritmos como Axé, Forró e Funk e promete esquentar a galera para o maior carnaval do planeta, que é o carnaval de Salvador.
Maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju reúne ritmos como Axé, Forró e Funk e promete esquentar a galera para o maior carnaval do planeta, que é o carnaval de Salvador.